quinta-feira, 2 de abril de 2009

Nós quem, cara pálida?

Tá certo que a notícia já é um pouco velha. Mas as repercuções podem ser duradouras... ou não.

A questão é que o nosso Presidente da República disse que a atual crise financeira - que afeta o mundo inteiro - foi causada por "gente branca de olhos azuis"! Se quiser ver a notícia completa, dá uma olhada na Folha Online. Não tem como não rir. Depois o acessor do Lula até disse que foi uma metáfora. Para mim, o significado é claro. E minha primeira reação é concordar com o Sr. Presidente.

Eu mesmo já usei uma frase assim: "Vocês que são brancos que se entendam". E tem aquela outra: "Nós quem, cara pálida?" (dita ao Zorro pelo Índio Tonto, que de tonto não tinha nada)... todas elas dizem basicamente a mesma coisa. Quem as pronuncia está afirmando que não tem envolvimento algum com o assunto em questão. Algo no estilo: "Vocês criaram o problema. Vocês resolvam o problema."

O interessante é essa frase tenta jogar por terra todo um discurso unificador e universalizante de globalização. Quando se fala em "aldeia global", afirmamos que todos aqui no planeta estão no mesmo barco. Somos todos iguais e cada um responsável pelo bem-estar do outro. E não só do outro que mora lá naquele continente bem longe daqui... mas também daquele outro que ainda nem nasceu. As gerações futuras.

Pois é... a crise não é culpa minha. Mas nem por isso ela não me afeta. A crise não é culpa minha, mas nem por isso, posso me sentar e rir das dificuldades que os europeus enfrentam. Aliás, é realmente só o "primeiro mundo" que está sofrendo?

A crise não é culpa minha... mas talvez eu possa fazer algo para solucionar o problema. Esse é o verdadeiro espírito. Eu devo sim me preocupar com o sofrimento do outro, afinal de contas, amanhã eu posso estar fazendo o papel do outro.

O seu problema não é problema meu... mas será que eu posso te ajudar?

Abração a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...