domingo, 29 de março de 2009

[Filmes] Nossa Vida sem Grace

Alguns filmes valem a pena assistir. Seja porque nos ensinam algo, seja porque podem servir como uma válvula de escape, desligando-nos momentaneamente do nosso atribulado dia-a-dia. "Nossa Vida Sem Grace" (Grace is gone) é um filme que tem seu valor ao nos colocar diante de um sentimento de perda muito grande e mostrar como um homem conseguiu "superar" sua dor.

  Nossa Vida Sem Grace (Grace is Gone), de 2007

Nesse filme, John Cusack interpreta Stanley Phillips, um marido que recebe a notícia da morte da esposa e ainda deve contar a notícia às suas filhas, uma de 12 anos e a outra com 8 anos. O problema é que ele próprio não está preparado para aceitar a situação. É um filme com ritmo lento justamente porque aborda um sentimento tão profundo e verdadeiro quanto a dor da perda de alguém querido. O filme não cria um melodrama que te faz chorar do início ao fim, e nisso reside sua maior força. Quando as lágrimas vierem (se vierem) é porque você finalmente se identificou com o sentimento do personagem e viu ali refletida sua própria dor pelas perdas que você já suportou.

O dor da perda é um sentimento comum a todos nós. Alguns perderam entes queridos, outros perderam amigos, as crianças começam a encarar essa dor quando seu animal de estimação morre ou seu brinquedo mais desejado se quebra no dia seguinte ao aniversário. Quem já não viu uma criança chorar após estourar a bexiga/balão com o qual estava brincando? Quanto mais tempo vivemos, mais e mais pessoas e coisas somos obrigados a deixar para trás. De uma forma ou de outra, fomos obrigados a superar essa dor para poder continuar vivendo. Cada um tem seu próprio ritmo. Cada um faz seu próprio sacrifício para conseguir seguir em frente. Deus também fez seu sacríficio ao ter que enfrentar a dor de ter perdido a humanidade. A diferença é que Ele conseguiu construir um Caminho pelo qual podemos voltar ao Seu convivío. Esse caminho se chama Jesus Cristo.

Como você pode ver, a dor da perda e sua superação é algo que está atrelado de forma inseparável à nossa vida. E "Nossa Vida Sem Grace" oferece uma boa oportunidade para sublimarmos nossas próprias perdas e estravazar um pouquinho de nossas próprias dores.

Fica a dica.

Um comentário:

  1. Eu ainda não pedi alguem tão importante,
    e não espero peder tão cedo, pois deve ser muito triste

    SObre o filme, eu já vi ele nas locadoras, mas nunca retirei-o, se me lembrar eu retiro ;)

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...