segunda-feira, 30 de março de 2009

Nossa vida sem graça...

Você já percebeu que temos a tendência a supervalorizar nosso sofrimento e nossas dificuldades? Apesar de diversas coisas boas acontecerem, basta algo dar errado que parece que tudo vai desmoronar sobre nossas cabeças.

Não quero fazer um post aqui de auto-ajuda. Também não é meu objetivo estabelecer aqui uma verdade universal, um paradigma. Não. Quero apenas expor o que passou pela minha cabeça hoje.

Se você assiste ao reality show Big Brother Brasil 9 vai saber exatamente do que estou falando. Lá no programa, uma das mais populares participantes (talvez até a vencedora da edição) chamou para si mesma todo o sofrimento possível. Estou falando da Ana Carolina. Para se ter uma idéia, ela já venceu 6 paredões, já ganhou um carro no valor de R$45.000,00, deu um carro igual à sua melhor amiga (a "vovó" Naiá), é formada em Direito (inclusive sua defesa de monografia foi muito elogiada - segundo ela mesma), quase sempre está sob os holofotes do programa e, ainda assim, assumiu uma atitude pessimista e exagerada em relação ao sofrimento que enfrenta. Chegou ao ponto de falar que suas lágrimas secaram. Sofreu tanto que nem consegue mais chorar.

 Ana Carolina, do BBB9, chorando.

Eu mesmo já critiquei essa atitude dela. Mas é exatamente da mesma forma que a maioria de nós nos comportamos. Não quero aqui fazer, tambem, uma defesa à Ana Carolina. Apenas reconheço que, em maior ou menor intensidade, todos tendemos a tomar a mesma atitude que ela. Eu tenho a tendência a me comportar como ela.

Desânimo. Tédio. Desespero. Mau humor. Ansiedade. Preocupação. Muitas vezes não são nada menos do que frutos dessa nossa atitude diante dos problemas e dificuldades. E assim saímos dizendo coisas como "Estou cansado dessa vida", "não agüento mais", "isso sempre acontece comigo", "por quê, meu Deus, por quê?"... Afirmamos tantas vezes que nossa vida é sem graça que acabamos por acreditar.

Uma atitude positiva diante da vida nos ajudará enxergar possibilidades que seriam facilmente obscurecidas com o pessimismo. Um pouco de dor nos ajuda a reconhecer que estamos vivos. VIVOS! E isso vai nos fortalecer pros momentos realmente difíceis.

É isso.

Abração pra você que perdeu um pouco do seu tempo aqui nesse blog. E até mais!

___________

PS: Hoje tive a oportunidade de reconhecer que estou realmente vivo: senti um princípio de cólica de rim. Vivo! Hehehehehe... E vamos seguindo em frente... que amanhã tenho exames a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...